A maior Franquia do México
Revista Lider Puebla - Francisco Lobato Galdino, 2017
Água Imaculada:
A maior franquia do México

Água Imaculada é uma marca poblana (vinda de Puebla – México) nascida há mais de 10 anos. Seu fundador e CEO é Eymard Arguello, que identificou o problema em relação ao alto custo e escassez na cidade para comprar garrafões de água potável de preço acessível em regiões residenciais.

Partindo dessa observação e considerando que a água potável é um item de primeira necessidade, cujo alto custo (25 a 30 pesos por garrafão – cerca de R$ 4,50 a R$ 5,39), impedia que a população de baixa renda tivesse acesso a este produto. Eymard Arguello, decidiu desenvolver um sistema de purificação similar à grandes empresas, porém mais compacto e a um preço realmente competitivo.

Sob este formato, a proposta foi modificar a tecnologia para que pequenos empreendedores pudessem investir em estações compactas que se instalam em qualquer ponto da cidade.

É assim que, em 2004, a empresa Poblana Água Imaculada chega ao mercado com um custo muito mais acessível que o prometido por grandes empresas de purificação, nas quais, o mínimo que se requer, é um investimento de 600 mil pesos (cerca de R$ 107.700) para uma única planta com um equipamento grande e pesado.

O êxito da Água Imaculada está no desenvolvimento plantas versáteis de purificação, podendo instala-lás onde os consumidores quiserem. Atualmente, Água Imaculada tem oito mil franquias no México, América Central e do Sul. Abre em média, cem novas unidades ao mês, processa 170 milhões de garrafões ao ano e gera entre 3 a 5 empregos diretos por unidade. Mais de 32 mil empregos com as unidades de operação.

0
+ de 7 mil franquias
0
+de 170mi de água

Dados coletados pela Revista Lider Puebla

O custo da estação de purificação mais barata da representa um investimento de 50 mil pesos (cerca de R$ 8.980) graças à inovadora tecnologia criada por Eymard Arguello, um jovem empresário, com Licenciatura em Comércio Internacional pela IPN e mestre em Administração de Empresas pela BUAP, cuja marca é hoje a maior franquia mexicana por número de unidade de negócios.

Diferenciais da Água Imaculada

Francisco Lobato fez uma análise abrangente sobre como esta marca alcançou o êxito e crescimento exponencial, ele resume: Existem três características que distinguem as suas competências. A primeira é que oferece um produto de primeira necessidade como é a água purificada e envasada. A segunda característica, é que o produto se enquadrada no esquema de comércio justo. Ao reduzir custos, o preço final do garrafão contendo água potável da Água Imaculada custa cerca de 12 pesos mexicanos (R$ 2,16), sendo que os garrafões feitos pelas grandes empresas chegam a 35 pesos mexicanos (R$ 6,29). O terceiro diferenciador, é que ao reduzir o preço do produto de primeira necessidade, facilita o acesso da população que ganha até um salário mínimo à água potável de alta qualidade.

Produto Vital
Comércio Justo
Missão Social

O texto acima foi traduzido, você pode conferir o original neste link.

Quem disse?
Francisco Lobato Galdino

É um consultor especializado em franquias, principal impulsionador dos sistemas de franquias na cidade de Puebla – México. Tornou-se um dos maiores consultores empresariais no cenário mundial. Atualmente, atual como diretor na empresa Xpert Business.

Revista Lider Puebla

É uma revista mexicana mensal cujo foco está em assuntos relacionados aos âmbitos empresariais e políticos. Além disso, também aborda temas relacionados ao setor imobiliário e turístico. Realiza análises, reportagens e resenhas dos principais assuntos de Puebla – México.

Leave a comment